O que é:
O Natto NKCP® é um suplemento alimentar obtido a partir de uma fermentação do feijão de soja conhecida como natto bacillus. O natto é um produto bastante consumido no Japão e considerado durante muitos séculos benéfico para a saúde, particularmente para o coração e para o sistema vascular. O Natto NKCP não tem odor, é indicado para vegetarianos e não contém vitamina K nem ingredientes geneticamente modificados.
Uma das características do natto é manter os elementos nutricionais originais da soja (a matéria-prima) practicamente inalterados, contendo, no entanto, os elementos nutricionais originais produzidos pela acção do Bacillus subtilis natto. Entre os vários constituintes do natto, é a proteína funcional que está agora a tornar-se centro de especial atenção. Esta proteína funcional está concentrada em forma de pó seco obtido a partir do filtrado da cultura de natto bacillus, sendo desta forma o odor característico practicamente eliminado.
Ajuda a melhorar a circulação no cérebro, prevenindo a formação de coágulos e activa a sua dissolução. Como produto funcional pode desempenhar uma acção benéfica nas seguintes situações: sensações de frio nos pés e mãos, tonturas ligeiras e zumbidos e combate os sintomas da aterosclerose.
"NATTO NKCP mantém saudável a circulação sanguínea e é um alimento tradicional japonês, produzido a partir da fermentação de feijão de soja cozida com Bacillus Natto Subtillis, o que chamou a atenção em muitos países pela sua capacidade em manter uma circulação sanguínea saudável.
Como produto funcional pode desempenhar uma acção benéfica nas seguintes situações: sensações de frio nos pés e nas mãos, tonturas ligeiras e zumbidos, combate os sintomas de aterosclerose, diminui a rigidez e favorece a mobilidade das articulações, melhora a acuidade visual na diabetes.
O seu uso contínuo reduz o risco de trombose, prevenindo as obstruções à circulação sanguínea e ajuda a estabelecer o equilíbrio da viscosidade do sangue."
Funcionalidade:
O ingrediente funcional no alimento natto e no extracto natto NKCP responsável pela diluição do sangue é uma proteína (por vezes chamada de Nattokinase) produzida pelo natto bacillus (B. subtilis natto). Esta é uma das muitas proteínas com diferentes pesos moleculares presentes no natto. A sua actividade está confirmada através da sua capacidade de hidrolisar substratos sintéticos para plasmina e fibrina.
O Natto NKCP tem um efeito trombolítico in vitro e in vivo por ingestão e é mais suave quando comparado com o activador de plasminogénio (t-PA). Tem-se vindo a confirmar que o NKCP decompõe e inactiva o inibidor do activador de plasminogénio (PAI-1) nos sistemas de culturas celulares e reduz a viscosidade do sangue. A ingestão de NKCP reduz o Inibidor do activador de plasminogénio (PAI-1) e ajuda ao funcionamento eficaz do activador de plasminogénio (t-PA). O t-PA activa a plasmina e reduz a fibrina no sangue. Assim, o NKCP facilita a activação das reacções em cascata da fibrinólise através da redução de PAI-1 e ajuda a manter o equilíbrio entre a coagulação e a fibrinólise. Consequentemente é pouco provável que a ingestão de NKCP dissolva excessivamente a fibrina.
Apresentação:
Caixa de 60 comprimidos. Cada comprimido de 300 mg contém 125 mg de extrato da cultura de natto bacillus.
Ingredientes:
Extracto patenteado da cultura de natto bacillus, Celulose Microcristalina (agente de volume), Dextrina Resistente (agente de volume), Ésteres de Sacarose de Ácidos Gordos (emulsionante), Dióxido de Silício (antiaglomerante), Goma-laca (revestimento).
Modo de utilização:
Se está a fazer qualquer medicação para a circulação sanguínea ou tromboses consulte o seu médico antes de tomar NKCP. Tomar 2 a 4 comprimidos de NCKP uma vez por dia após as refeições.
Perguntas Frequentes:
P: É possível criar uma condição física no corpo humano que mantenha uma fluidez sanguínea perfeita apenas através do consumo de grandes quantidades de natto?
P: Descobriu-se que a proteína funcional da parte pegajosa do natto tem a capacidade de manter o sistema circulatório numa condição saudável. No entanto, isto depende em certa forma do tipo de natto ou mesmo do lote particular de fabrico. Contrariamente, o extracto da cultura do natto bacillus é obtido da parte pegajosa do natto, da qual o odor característico, a viscosidade e a vitamina K2 foram em grande parte removidos, contendo ainda uma quantidade fixa da proteína funcional. Pode ser facilmente e convenientemente consumida independentemente de gostar ou não do sabor do natto.
P: Tenho algumas preocupações relativamente aos níveis elevados de vitamina K2 presentes no natto.
R: O Bacillus subtilis no natto produz uma grande quantidade de vitamina K2 dentro do trato intestinal humano. Como consequência, os indivíduos que tomem medicamentos, tais como a varfarina, devem evitar tomar o natto uma vez que poderá intensificar os efeitos de tais medicamentos. No entanto, uma vez que o Bacillus subtilis natto e a vitamina K2 foram em grande parte removidos do extracto, poderá tomá-lo com segurança.
P: Como é que o extracto da cultura natto bacillus é absorvido e digerido?
R: A proteína funcional contida no Bacillus subtilis natto é transformada no estômago e no duodeno em peptídeos e aminoácidos da mesma forma que as proteínas normais e entra na corrente sanguínea após ter sido absorvida através dos vilos do intestino delgado. No entanto, a absorção é mais eficaz se o extracto for tomado em conjunto com outros alimentos em vez de ser tomado com o estômago vazio, uma vez que a actividade do extracto está reduzida a um pH inferior a 5.
P: O Natto NKCP é diferente de outras proteínas nattokinase?
R: Sim, o Natto NKCP é diferente. O Natto NKCP é uma bacillopeptidase F e as demais nattokinase resultam da subtilisina protease. A vantagem da bacillopeptidase F é o seu efeito anticoagulante ser muito mais forte que o da subtilisina protease.
Advertências:
Se está a fazer qualquer medicação para a circulação sanguínea ou trombose consulte o seu médico antes de tomar NKCP. Não exceder a dose recomendada. Conservar em local fresco e seco, ao abrigo da luz. Não tomar durante a gravidez. Para mais informações sobre o uso correcto deste produto deve consultar um médico. Manter fora do alcance das crianças. A administração deste suplemento não substitui uma dieta equilibrada. Conteúdo: Embalagem com 60 comprimidos doseados a 125 mg.
(clique na imagem acima para fazer o download do folheto informativo)
Informação actualizada em 21/09/2013.